quarta-feira, 4 de abril de 2012

Chefe de Polícia Civil do RJ é eleita Musa da Cidadania LGBT

Delegada Martha Rocha recebeu título em cerimônia nesta terça (3).
Ela determinou a inclusão dos nomes sociais dos travestis nos registros.
Primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a delegada Martha Rocha recebeu na última terça-feira (3) mais um título: o de Musa da Cidadania LGBT. A faixa será entregue durante a cerimônia do “Prêmio de Cultura e Direitos Humanos” da Revista S!, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio.

De acordo com a comunidade LGBT, a delegada foi escolhida por causa do seu trabalho de combate à homofobia. No final de janeiro, Martha Rocha determinou que os nomes sociais de travestis e transexuais fossem incluídos nos registros de ocorrência realizados nas delegacias de todo o estado.

Carreira policial
Martha Rocha foi a primeira mulher a assumir o cargo de chefe de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro em fevereiro de 2011. Ela entrou na corporação em 1983 e começou sua carreira policial como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon).

Martha foi delegada titular da 15ª (Gávea), 12ª DP (Copacabana), 18ª (Praça da Bandeira), 20ª DP (Grajaú) e 37ª (Ilha do Governador). Ela inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), em Campo Grande, na Zona Oeste, e também esteve à frente da Deam no Centro da cidade. Em 1999, ela ocupou o cargo de subchefe de polícia. Martha Rocha também já atuou como corregedora de polícia.

A delegada foi ainda vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil na Rio 92 e implantou a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), além de ter sido professora da Academia de Polícia.


Kayron Lobo

Assessor de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário